terça-feira

Mercúrio indica poluição urbana e industrial na costa brasileira

As emissões de mercúrio têm sido largamente reduzidas a partir da década de 1970, existe ainda vestígios de sua presença no solo, poeira e ar. Pesquisadores acreditam que a medida da distribuição deste elemento possa ser um ótimo indicador de níveis de poluição presentes na costa brasileira, região que concentra grande densidade populacional e de indústrias do país. No Brasil, este metal não é encontrado em concentrações elevadas naturalmente no sedimento e, quando surge, é fruto da atividade humana.

"Embora os processos industriais tenham substituído o mercúrio como matéria-prima de vários modos de produção, o metal permanece sendo emitido principalmente por fontes difusas e como constituintes traço de efluentes urbanos e domésticos", explicam os autores da pesquisa, Rozane Marins, Francisco José de Paula Filho, Saulo Robério Rodrigues Maia e Wanessa Sousa Marques, da UFC, e Luiz Drude de Lacerda, da UFF. Como fontes difusas pode-se entender o uso ainda feito desta matéria prima em componentes de lâmpadas, aparelhos de pressão, termômetros, restaurações odontológicas (amálgama), na combustão de carvão e derivados de petróleo, ou quando o meio ambiente encarrega-se de redistribuí-lo, pelo solo e drenagens.

Fonte: comciencia.br

Projeto, de olho no óleo

 Seja um amigo do meio ambiente e colabore com a campanha de arrecadação de óleo de cozinha.
 O projeto é uma iniciativa da Marim Gerenciamento de resíduos, que tem como compromisso a preservação do meio ambiente e juntamente com uma empresa parceira, viabilizaram o destino deste óleo e estabelecendo um novo ciclo de vida a este produto, na produção de biodisel, permitindo que ele volte para o sistema produtivo.
1 litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água,o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.Vamos fazer a nossa parte e levar o óleo de cozinha para as escolas mais próximas de sua casa e fazer parte deste projeto.
Visite o site: http://www.marimresiduos.com.br/
Local de entrega do óleo: Av. Cel. Joaquim Montenegro, 531 – Ponta da Praia.
Telefone: (13) 3278-4444