segunda-feira

Saiba um pouco mais sobre ...

~> Poluição sonora: causada pelo excesso de ruídos como aqueles causados pelos carros, máquinas e etc. , bastante comuns nos grandes centros urbanos. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o limite máximo tolerável para a saúde humana é de 65dB.Uma forma de amenizar a poluição sonora é a utilização de equipamentos de segurança (fones de ouvido por exemplo) e a aplicação de tecnologias menos ruidosas ou que abafem os ruídos.
~> Poluição visual: imagens de outdoors, cartazes, e diversos outros meios de comunicação servem para transmitir informações, entretanto, o uso excessivo destes recursos pode ser considerado poluição.
~> Poluição atmosférica: afeta as condições do ar que respiramos. Suas principais fontes são as indústrias e os automóveis que lançam diversos tipos de gases na atmosfera como o dióxido de carbono, óxidos de enxofre e materiais particulados. Estes gases podem causar diversos danos à saúde humana como doenças respiratórias e alergias que são especialmente graves para crianças e idosos.
~> Poluição da água: mais comum de todas as poluições. Durante toda a sua historia o homem sempre procurou locais próximos a cursos d’água para se estabelecer e acabou comprometendo a qualidade das águas ao lançar esgotos de indústrias, residências, e toda sorte de empreendimentos.Outro agravante é que praticamente toda forma de poluição atmosférica e do solo acaba indo parar na água quando ocorrem as chuvas.
~> Poluição do solo: todo resíduo que é despejado no solo sem cuidado algum (o que não é o caso de aterros sanitários, por exemplo) caracteriza um tipo de poluição.
~> Poluição nuclear: causada pela destinação incorreta ou vazamento de resíduos radioativos proveniente de diversas fontes que utilizam a energia nuclear, como, por exemplo, as usinas nucleares ou aparelhos de raios-x, e se caracteriza pelo alto grau de periculosidade devido a capacidade de causar alterações nas estruturas das células provocando, assim, alterações no organismo como um todo.

Você sabia que ...













Um estudo promovido em parceria entre o Greenpeace e a Universidade de Lancaster da Inglaterra revelou que muitos POPs (poluentes orgânicos persistentes), como PCBs (bifenilas policloradas), dioxinas e alguns pesticidas, carregados pelo vento acabam caindo nos pastos que servem de alimento às vacas, responsáveis pelo ingrediente que compõe aproximadamente 80% da manteiga, o leite.
Kevin Jones, um dos envolvidos no estudo, afirma que os poluentes contidos no alimento não demonstram oferecer riscos à saúde, pois encontram-se em pequenas quantidades, e que as amostras de manteiga produzidas em diversas partes do mundo podem ajudar os ecologistas a encontrar os principais pontos expostos à emissão de POPs.

Recomendações.

Hey, se você é daquelas pessoas antenadas com tudo o que acontece, deve saber que a poluição esta cada vez se agravando mais, por isso precauções devem ser tomadas, mas nao se preocupe, selecionamos algumas recomendaçoes para você.
-Pratique esportes ou alguma atividade física,pois eles exercitam a musculatura do tórax contribuindo para uma maior entrada de ar nos pulmões. Correr, nadar ou caminhar aumentam a capacidade respiratória.
-Pare com o cigarro. Além de ser agressivo para as defesas das vias aéreas,também é fator de risco para todo tipo de doença respiratória.
-Não fume em casa ou no trabalho.Os malefícios do cigarro atingem fumantes ativos e passivos (pessoas que convivem com os fumantes) e são mais intensos em ambientes fechados. Filhos de pais fumantesapresentam 5 vezes mais resfriados que os de não fumantes.
-Evite aglomerações e ambientes fechados,onde a contaminação é mais freqüente.
- Mantenha o ambiente livre de poeira. Na falta de um aspirador, faça a limpeza com um pano úmido.
- Evite ambientes com cheiro de tinta, cola, materiais de limpeza ou qualquer substância com odores ativos.
E ai estão mais algumas dicas para você, no post anterior pode-se perceber que também demos dicas para você, mas hoje foi só um reforço do que todo mundo já sabe :D