quinta-feira

O papel vem da árvore e a árvore vem do... papel?

Ecologicamente pensando, toda vez que ouvimos falar de papel já pensamos sobre os desmatamentos e o impacto no meio ambiente causado pelo abuso na extração de matéria prima.
Porém, uma nova e criativa idéia foi germinada e já está dando frutos e criando raízes em vários lugares do Brasil e do mundo, o Papel Semente.
À primeira vista parece um papel reciclado normal, mas com uma pequena diferença: ele tem vida!
Durante a fabricação, foram agregadas sementes à 'receita', oque faz com que o papel germine e forme brotos, plantas e flores.

Muito versátil, ele pode ser usado em várias formas como por exemplo em papéis, convites, envelopes, embalagens, etc.  É um papel feito artesanalmente e 100% biodegradável que ainda reduz a agressão do homem ao meio ambiente, já que ao inves de ser jogado no lixo após o uso, ele deve plantado.
O Papel Semente pode ser achado em sites como o Instituto de Papel Solidário - IPS (http://www.papelsolidario.org.br/) ou o Grupo Eco (http://www.grupoeco.com.br/).

Muitos outros produtos do Papel Solidário surgiram da idéia de transformar o lixo das empresas em brindes corporativos, o que despertou o interesse de muitos empresários. Todo o lixo gerado pela empresa é recolhido, selecionado e re-utilizado na produção de brindes promocionais, despertando a responsabilidade sócio-ambiental empresarial e o interesse em soluções inovadoras e eficazes para com os seus resíduos. Além disso, essa ação possibilita a geração de renda para diversas comunidades em situação crítica de pobreza. O Papel Semente do IPS é planejado para brotar sementes de cravo sortido e nós concordamos com o slogam deles e repassamos pra vocês: Planta-se papel, colhe-se flor. Plante essa ideia!
O Papel do Grupo Eco é produzido em uma comunidade empreendedora e parceira do Grupo Eco em Itariri, no Vale do Ribeira em São Paulo gerando 16 empregos diretos. Dele, brotam hortaliças como rúcula, agrião e cenoura, assim você pode fazer uma pequena horta apartir do papel.
Em todas as versões desse papel, para o seu cultivo é necessário pica-lo, molhá-lo e plantá-lo em terra fértil.

Bom plantio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário